E o prémio do apelido mais original vai para…

São tantos que é impossível escolher. Dos mais de 8 mil apelidos registados em 2016, aqui ficam alguns dos mais peculiares

Comida e bebida

Passando os olhos pela lista enviada pelo Ministério da Justiça, é possível ver apelidos ligados ao mundo gastronómico como Salsa, Nozes, Moscatel e Churro. Existem também as famílias Tosta, Tortas e Torradinha, já para não falar nos Favas, Alhos e Biscoitos. Se algum Batata ou Banana estiver a ler este artigo, não se preocupe – não nos esquecemos das vossas famílias. 
Para terminar, aqui ficam os apelidos de duas famílias que têm como raiz a mesma palavra: Molho e Molhinho. 

Animais

O apelido Rato é bastante comum em Portugal, mas sabia que existem pessoas com o nome Rata e Ratão? Já para não falar nos apelidos Cão, Gatinho, Texugo, Pulgas, Patinho, Mula, Mocho, Cavalinhos, Formiga e Pombinho. E não nos podemos esquecer do apelido Bichinho. Um outro nome que podia estar incluído tanto nesta categoria como na anterior é Frango. 
Uns são mais comuns do que outros – veja-se o caso do navegador Diogo Cão –, mas não deixam de ser apelidos insólitos.

Partes do corpo

Existem muitos apelidos em Portugal que estão relacionados com o corpo humano. É possível que já tenha ouvido falar na família Perna ou na família Cabeças, mas sabia que existem pessoas com os apelidos Traqueia, Teta e Testa? Estão também registadas as famílias Perneta, Costelas, Garganta, Barrigas, Rim e Bexiga.
Já os termos que se seguem não representam partes do corpo, mas estão relacionados com o organismo: um bebé foi registado no ano passado com o apelido Fetal, outros com os nomes Careca, Loirinha, Gadelha, Bigodinho e Banha.

Aspeto físico

Se antes falámos de partes do corpo e do organismo humano, agora exploramos os apelidos que estão relacionados com termos usados para fazer apreciações sobre o aspeto físico de cada um – apesar de isso não querer dizer que o sobrenome seja um espelho da forma física do seu dono. Curtinha, Buchinho, Velha, Velho, Magrinho, Moreninho, Mirradinho, Gordinho, Gordo, Coxinho, Canhoto e Baixinho são alguns dos exemplos que aparecem na lista completa dos apelidos disponibilizada ao i. 

Elogios

É sempre bom ouvir um elogio e há quem não precise de se esforçar muito para receber um: se faz parte desta lista de sortudos, bom para si. É o caso das famílias Queridinho, Lindão, Lavadinho, Boa e Jeitoso. A coisa também correu bem para quem nasceu nas famílias dos Janotas, Espertos, Divinos, Direitinhos, Borrachos, Arrojados, Airosos, Bonitos e Mimosos, que basta ouvirem 
os seus nomes para se sentirem enaltecidos.

Insultos

Já se sabe: se alguns têm sorte, outros nem por isso. É o caso dos Troles, Traquinas, Mongos, Bregas e Safadinhos. Atenção: isto não quer dizer que não tenham orgulho nos seus apelidos. Todos os nomes têm uma história e representam uma família ao longo de gerações. Famílias como Louca, Lento, Labrega, Grunho, Feio, Estragadinho, Chorão, Chalupa, Burrinha e Terrível continuam a passar os apelidos para os seus filhos, o que significa que não estarão assim tão chateados com o destino.

Marcas e personalidades

Qualquer miúdo fã de banda desenhada adoraria ter o apelido Tintim. Já os que gostam de desenhos animados prefeririam Simpson. Estes são alguns dos apelidos que constam na lista enviada ao i.
Mas há mais: existem em Portugal pessoas com os nomes Opel (será inspirado na marca de carros?) e Vergara (não sabemos se são familiares da atriz colombiana Sofia Vergara). Há também apelidos como Ramazotti (como o cantor italiano), Pavlov (como o fisiologista russo) e Bonaparte (como Napoleão, o imperador francês). Ah, não esquecer as famílias Zorro (lembra-se do herói?) e Levis (como as calças de ganga).

Estrangeiros

Já existem muitas crianças de origem estrangeira a nascer e a serem registadas em Portugal, daí que a lista disponibilizada tenham apelidos difíceis de ler, como Voloshchuc e Shchehelsca. Também existem em Portugal pessoas com os nomes Unhabo, Ughetto, Shishuc, Nhafuba, Matat’, Zhao e Darling. Mas o que mais surpreende é a existência de apelidos com apenas duas letras (e alguns deles nem sequer têm vogais): Lv, Ip, Ho, Gc e Cc são alguns exemplos.

Outros

Como se pode ver, existem apelidos para todos os gostos. A maioria deriva de substantivos comuns, mas até verbos podem funcionar como sobrenomes (é o caso de Ralha, Penetra e Babar). Existem nomes positivos (como Mega e Top) e outros mais chatos (Calhau e Chacha), mas são todos originais. É graças aos Tralhas, aos Tiques, aos Rendas, aos Quinhones, aos Primitivos, aos Pilões e aos Feijocas que continuamos a escrever artigos tão divertidos e interessantes quanto este.