Portugueses continuam a preferir carro a transportes públicos

Quase 30% admite usar o carro em exclusivo e fazer viagens sozinhos

Quase 30% dos cidadãos admite usar o carro particular em exclusivo nas deslocações do dia-a-dia. Estas são viagens em que são os únicos ocupantes do veículo. Quando se fala em carro particular mas viagem partilhada, a percentagem sobe para 35%.

A conclusão vem de um inquérito feito pela Quercus sobre os hábitos de mobilidade a 136 inquiridos.

O carro é claramente o preferido de grande parte dos inquiridos e apenas 27% admite que mudaria para transportes públicos caso existisse essa possibilidade entre a zona de trabalho e de casa. Atualmente, 24% utiliza apenas transportes coletivos e apenas 8% opta pela bicicleta.

Quanto às falhas apontadas ao sistema de transportes públicos, as respostas são diferentes consoante quem os usa ou não. Assim, os frequentadores de transportes públicos apontam os atrasos, deterioração dos veículos e a supressão de carreiras e horários como os principais pontos negativos. Já quem não os utiliza normalmente, refere o preço elevado, a falta de interfaces e a abrangência geográfica.

Num total de 212 automóveis em 136 inquiridos (uma média de 1,5 por pessoa), apenas 1,5% dos veículos declarados são híbridos ou elétricos. Isto significa que 98,5% são movidos exclusivamente a combustíveis fósseis, sendo o gasóleo o mais utilizado (55%).