Acordo entre Portugal e Espanha trava Almaraz

Portugal retira queixa e Espanha suspende contrução de armazém até que toda a informação seja analisada

Portugal e Espanha chegaram a acordo quanto a Almaraz. Portugal retirou a queixa contra Espanha, que se compromete a não avançar com o armazém de resíduos nucleares até que as autoridades tenham analisado todas as informações.

Numa declaração conjunta do presidente da Comissão e dos chefes de Governo de Portugal e Espanha, divulgada em Bruxelas, é apontado que “Espanha e Portugal comprometem-se a encetar um diálogo e um processo de consulta construtivo com vista a alcançar uma solução para o atual litígio sobre a construção de um aterro de resíduos nucleares na central nuclear de Almaraz”.

O acordo prevê uma visita conjunta à central de Almaraz, com a participação da Comissão Europeia, e que deve acontecer nos próximos dias. Só depois dessa visita é que será decidido se Espanha avança ou não com o pedido de autorização para que a central continue a funcionar. Entretanto, os dois próximos meses foram estabelecidos como sendo o período para troca de informações entre os dois países.

O acordo amigável é subscrito por Mariano Rajoy, António Costa e pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.