Taxistas marcam novo protesto contra Uber e Cabify

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) anunciou num comunicado que está a organizar uma vigília em protesto pela falta de respostas do Governo sobre o transporte ilegal de passageiros, para dia 9 de março.

Taxistas marcam novo protesto contra Uber e Cabify

A forma de protesto desta vez não passa por querer paralisar o trânsito na cidade de Lisboa, mas sim por uma vigília que se irá realizar no dia 9 de março, quinta-feira, em frente à sede Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), em Lisboa. O protesto realizar-se-á entre as 8h e as 13h.

"A iniciativa vai realizar-se a pé e será reação obrigatória à falta de resposta do primeiro-ministro perante a inércia do Governo, através do Ministério do Ambiente, do IMT e do Ministério da Administração Interna, no cumprimento integral da lei 35/2016: a lei contra o transporte ilegal de passageiros em viaturas ligeiras", lê-se no comunicado.

A Federação Portuguesa do Táxi afirmou que a lei entrou em vigor em novembro do ano passado e que regulamenta o acesso à atividade e ao mercado dos transportes em táxi e reforça as “medidas dissuasoras de atividade ilegal” no setor. 

Por outro lado, a FPT esta lei não está neste momento a ser cumprida porque apesar de estarem a ser levantados autos de contraordenação, o pagamento não está a ser efetuado por falta de entidade e referência multibanco.