Desporto

Scolari goleia primeira mulher a treinar na Champions asiática

Guangzhou Evergrande bateu Eastern AA, de Hong Kong, por concludentes 7-0 na primeira jornada

Luiz Felipe Scolari não foi nada meigo ao defrontar a primeira mulher treinadora na história da Liga dos Campeões asiática. O Guangzhou Evergrande, orientado pelo antigo selecionador de Portugal, bateu o Eastern AA, de Hong Kong e que tem no banco Chan Yuen-ting, treinadora de 28 anos, por concludentes 7-0, na primeira jornada da maior competição continental de clubes.

A partida, todavia, acabaria por ficar marcada por uma arbitragem polémica. Ao intervalo, os chineses já venciam por 3-0, tendo beneficiado de duas grandes penalidades (uma convertida e outra falhada), e a equipa de Hong Kong já estava reduzida a nove jogadores.

O brasileiro Ricardo Goulart abriu o marcador logo aos quatro minutos, convertendo precisamente a primeira grande penalidade, da qual resultou logo a primeira expulsão adversária. Wang Shangyuan aumentou aos 22' e viria a bisar já na segunda parte (84'), tal como o autor do terceiro golo, Liao Lisheng (33' e 47').

Alan, que falhou um penálti aos 25', redimiu-se com o quinto golo do jogo, aos 65', com Paulinho a fazer o outro tento (82'). Com esta vitória, o Guangzhou isolou-se na liderança do Grupo G, beneficiando ainda do empate entre os japoneses do Kawasaki Frontale e os sul-coreanos do Suwon Bluewings: 1-1.