Jay Z é o primeiro rapper na Songwriters Hall of Fame

Rapper dominou “uma evolução da cultura popular”, justifica presidente da SongHall.

Em junho, Jay Z tornar-se-á no primeiro rapper homenageado pela Songwriters Hall of Fame, que ao fim de mais de 40 anos de existência reconhece finalmente as letras de hip hop como uma forma de arte. Inaugura-se assim uma nova categoria nas homenagens da SongHall, que todos os anos reconhece e homenageia o talento dos compositores, que, sublinhou a presidente, Linda Moran, aquando do anúncio, esta quarta-feira, “passa definitivamente a reconhecer os criadores de música do século XXI ao mesmo tempo que continua a prestar homenagem aos grandes das décadas anteriores”.

A SongHall fundamenta a decisão com o facto de Jay Z, que ainda não comentou a distinção, ter “dominado uma evolução na cultura popular”, e refere ainda o seu sucesso de vendas: mais de 100 milhões de discos vendidos, a que se juntam os 21 Grammy que recebeu e o rótulo de “o melhor MC de todos os tempos” que a MTV lhe deu em 2006.

Para a Songwriters Hall of Fame, todos os anos, um grupo de 20 especialistas da indústria da música elabora uma short list de nomeados, cinco dos quais são depois distinguidos por votação dos 1500 membros.

“Jay Z é música pop mas apresenta-a de uma maneira diferente”, sublinhou Moran, citada pelo New York Times. “Isto apenas mostra que o aceitámos e o reconhecemos. É um passo em direção ao futuro. Não podemos apoiar os compositores mais jovens se não os aceitarmos e crescermos com eles.” Moran refere ainda que esta nomeação já tinha sido equacionada no ano passado. “Mas o conselho e a comunidade não estavam prontos. Este ano sentimos que já estavam educados para isso.”