Round2_SOL

Brit Awards. David Bowie vence, Radiohead perdem e o grime é silenciado

Na cerimónia dos Brit Awards realizada esta noite, David Bowie foi o grande vencedor ao arrecadar os prémios de Melhor Álbum Britânico por "Blackstar" e Melhor Artista Britânico Solo.

O primeiro prémios foi entregue ao filho Duncan Jones, enquanto o segundo foi entregue a Michael C. Hall, o actor principal do musical "Lazarus" com música escrita por Bowie. Beyoncé foi eleita Melhor Artista Solo Feminina Internacional e os A Tribe Called Quest o Melhor Grupo Internacional, enquanto o Melhor Vídeo foi para "History" dos One Direction.

Emeli Sandé venceu na categoria de Melhor Artista Britânica, os 1975 na de Melhor Banda Britânica, os Rag'n'Bone Man a Revelação e Adele levou o prémio de sucesso global. Eleito o Melhor Artista Masculino Internacional, Drake deixou uma mensagem de incentivo ao embaixador do grime Skepta.

"Sabem o quanto gosto do Reino Unido e de Londres", reiterou em mensagem vídeo. Não só o grime não recebeu nenhum prémio, como a actuação de Skepta foi silenciada várias vezes. 

Quem também saiu de mãos vazias foram os Radiohead, derrotados na categoria de Melhor Grupo Inglês. Desde 1994 que a banda não vence nenhum Brit.