Episódios que abalaram o Regime

A propósito da morte de José Nogueira, figura do anti-fascismo, protagonista da fuga, em Junho de 1962, de Agostinho Neto de Lisboa para Tânger, cabe recordar a fase difícil que viveu o Regime no início dos anos-60, com uma série de episódio que puseram em causa a solidez do Estado Novo e a capacidade da…

Entre 22 de Janeiro de 1961 e esse tal mês de Junho de 1962, uma série de acontecimentos atraíram a atenção da imprensa internacional e deram voz àqueles que se opunham ao governo de António de Oliveira Salazar. Alguns deles foram verdadeiramente espectaculares, como o sequestro do Santa Maria ou o desvio de um avião da TAP que fazia a carreira entre Casablanca e Lisboa. O mundo esteve atento ao que se passava em Portugal. Até porque também houve uma tentativa de golpe de Estado levada a cabo pelo Ministro da Defesa Nacional, o general Botelh Moniz.

Nada ficaria como dantes. A forma como se punha em causa uma política repressora de ideais e avessa a acompanhar o rumo da História, mostrou à saciedade que o Estado Novo não duraria para sempre. Ao contrário do que muitos pensavam.