Meteorologia. A sua máscara de Carnaval inclui chapéu de chuva?

Miniférias de Carnaval vão ser passadas com mau tempo

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, está previsto para as miniférias de Carnaval nebulosidade, chuva, no Minho e Douro Litoral, a estender-se por todo o território na segunda-feira. “Vamos ter uma mudança de situação. Neste momento temos a influência de um anticiclone que está localizado sobre os Açores, que se estende até à Península Ibérica e está a ser responsável por poeiras provenientes do norte de África".

O IPMA indicou também que "os aguaceiros vão ser de neve acima dos 1.400 metros das terras altas do norte e centro o que significa que só deverá nevar nos pontos mais altos da Serra da Estrela e de forma pouco intensa.

Está também prevista uma descida da temperatura mínima e máxima no sábado, “as temperaturas máximas vão variar entre os 14 e os 17/18 graus Celsius nas regiões do litoral e no interior entre os 12 e os 14/15. Na Serra da Estrela não devem ultrapassar os 10. As mínimas vão variar entre 02 e 06 no interior norte e centro e no litoral entre os 08 e 12".

Segundo o Instituto, o sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira vão ser afetados até sexta-feira por poeiras provenientes do norte de África devido a uma depressão centrada na região de Marrocos, que transporta na sua circulação poeiras em suspensão.