Gengivas inflamadas pode ser sintoma da diabetes

Existem alguns sintomas físicos que podem fazer soar os primeiros alarmes.

De acordo com um estudo publicado na BMJ Open Diabetes Research & Care, as inflamações e infeções nas gengivas, geralmente estão associadas à diabetes tipo 2. Segundo o mesmo estudo, as pessoas com problemas nas gengivas são as mais propensas a ter esta doença.

A doença é normalmente detetada através de análises sanguíneas, todavia existem alguns sintomas físicos que podem fazer soar os alarmes.

Sensação de sede ao acordar, vontade de urinar e uma maior dificuldade em sarar feridas, são alguns dos sintomas, mas existem outros que podem ajudar a diagnosticar precocemente a doença.

A pigmentação mais escura em torno do pescoço, a sensação de formigueiro nos pés, a ligeira perda de visão ou audição também devem ser levadas a sério, já que podem ser um sinal da doença.

A diabetes – uma doença crónica que surge quando o organismo não consegue estabilizar os níveis de açúcar no sangue – é considerada a doença que mais condiciona a qualidade de vida do indivíduo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam 250 milhões de pessoas diabéticas em todo o mundo e acredita que esta doença poderá dar origem a outros problemas de saúde.