Melinho e Lima garantidos no Open de Portugal

O 55º Open de Portugal vai decorrer de 11 a 14 de maio no Morgado Golf Course

Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima são os dois portugueses com entrada direta garantida no 55º Open de Portugal @ Morgado Golf Resort, o torneio do European Tour que regressa ao calendário da primeira divisão do golfe profissional europeu, depois de uma ausência de sete anos. Em 2017, e apenas pela segunda vez na história do golfe português, há dois portugueses membros do European Tour – Ricardo Melo Gouveia, que no ano passado, o seu ano de estreia no circuito principal, garantiu a sua permanência entre a elite; e Filipe Lima, que em 2016 se tornou no primeiro jogador a subir quatro vezes ao European Tour via Challenge Tour (segunda divisão).

O 55º Open de Portugal irá proporcionar a reunião dos dois portugueses melhor classificados no ranking mundial e dos dois jogadores que em 2016 fizeram história, ao representarem Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e na Taça do Mundo de profissionais na Austrália.

“Estou muito satisfeito [com o regresso do torneio] e é muito importante para Portugal e para os jogadores portugueses que têm sentido dificuldades em conseguirem convites para competirem no Challenge Tour ou no European Tour”, afirmou Melo Gouveia. Já Filipe Lima, que conquistou a melhor classificação de sempre de um profissional português no Open de Portugal com um 3º lugar em 2005, no Oitavos Dunes, em Cascais, acredita que poderá destacar-se de novo, mesmo sem conhecer o campo. “Já ouvi falar muito do Morgado Golf Course mas nunca joguei lá. Terei de prepará-lo como preparo um torneio normal… chegar lá e treinar na segunda ou na terça-feira, para conhecer o campo dessa forma”, adiantou.

Mais portugueses em prova

Melinho e Lima são os únicos até ao momento que têm entrada direta garantida, mas ainda é possível que Ricardo Santos, membro do Challenge Tour, consiga também o acesso direto, embora só mais perto do torneio possa haver certezas.

Por outro lado, há ainda o Algarve Pro Golf Tour. Com um ranking chamado “Corrida para o Open de Portugal” o nº1 da tabela será contemplado com um convite para jogar no Morgado Golf Course de 11 a 14 de maio. Apesar de o Algarve Pro Golf Tour ser frequentado por jogadores de vários circuitos internacionais, incluindo o Challenge Tour, tanto Ricardo Santos como Tiago Cruz estão bem posicionados para terminarem a época, em abril, como nº1.

A última oportunidade para os jogadores portugueses está ‘nas mãos’ da PGA de Portugal e da Federação Portuguesa de Golfe (FPG). Os dois organismos têm vários convites para portugueses, profissionais e amadores (de alta competição), poderem participar, mas só mais perto do arranque do torneio irão divulgar os contemplados com esses passaportes.

O Challenge Tour oferece às organizações locais um número elevado de convites para jogadores nacionais. A maioria das federações e PGA’s dos países anfitriões de torneios trocam depois convites entre si ao longo da época.

Uma oportunidade para os profissionais portugueses mais promissores, que normalmente não teriam entrada nos torneios do Challenge Tour, poderão agora dispor de convites para competir na segunda divisão europeia, ganhar experiência, rodagem e, na melhor das opções, ascender ao escalão principal em 2018.

Pedro Figueiredo (que tão boa conta tem dado de si no Pro Golf Tour alemão, onde é o nº2 do ranking), João Carlota, Tomás Silva e Tiago Cruz são alguns dos golfistas que poderão usufruir desses convites em 2017 e juntar-se a Ricardo Santos no Challenge Tour.