Já está a decorrer visita de comitiva portuguesa a Almaraz

Visita deveria ter acontecido no passado dia 14, mas foi cancelada

No âmbito da resolução amigável assinada entre Portugal e Espanha, com o patrocínio da Comissão Europeia, estão hoje de visita à central nuclear duas comitivas – portuguesa e espanhola –, uma visita que deveria ter decorrido no passado dia 14 de fevereiro, mas que foi cancelada à última hora.

Entretanto os dois países chegaram a acordo em relação ao litígio em torno da central nuclear, onde Espanha tem intenção de construir um armazém para resíduos radioativos. Como resultado deste acordo, Portugal retirou a queixa que tinha apresentado a Bruxelas e foi esta decisão que permitiu a visita de hoje.

Este acordo prevê ainda a disponibilização a Portugal das informações de natureza ambiental e de segurança nuclear, e impossibilita os espanhóis de tomarem qualquer decisão irreversível relacionada com Almaraz. Uma resolução que as associações ambientalistas nacionais consideraram um recuo, ao contrário dos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente.

Sabe-se que a delegação nacional, liderada pelo presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, é constituída por 16 elementos, incluindo técnicos das áreas do ambiente, saúde e negócios estrangeiros, e também por peritos externos da Ordem dos Engenheiros e da Universidade de Coimbra, nas áreas da energia nuclear, avaliação de impactos ambientais e hidrogeologia. Por último, da delegação portuguesa fazem parte ainda representantes da Direção Geral de Saúde. Ainda por confirmar está a presença do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.