Marrocos. Tropas retiram-se do sul do Saara Ocidental

 Decisão surge após telefonema entre o rei marroquino e António Guterres

Marrocos. Tropas retiram-se do sul do Saara Ocidental

O ministério dos Negócios Estrangeiros marroquino anunciou o regresso das forças militares de Guerguerat, no Saara Ocidental, uma zona de tensão localizada junto à fronteira daquele território, anexado por Marrocos, com a Mauritânia.

No comunicado partilhado pelas autoridades marroquinas, no domingo, é revelada a existência de um telefonema entre o rei Mohamed VI e o secretário-geral da ONU, no qual António Guterres “recomendou” a retirada das tropas. Nessa comunicação telefónica, o monarca marroquino alertou Guterres para a “grave situação” que se vive em Guerguerat, resultante das “constantes incursões” e “provocações” da Frente Polisário.

Antiga colónia de Espanha, o Saara Ocidental foi anexado em 1975 por Marrocos e, desde essa altura, tem sido palco de longas e numerosas disputas territoriais, que envolvem, para além das forças marroquinas, a população saharawi – representada, em parte, pela Frente Polisário, o seu braço libertário e independentista – a Mauritânia e a Argélia.

Depois de vários anos de isolamento internacional no continente africano, resultante da anexação do território, Marrocos foi recentemente convidada a juntar-se de novo à União Africana.