Portugueses na linha da frente na hora do aperto

Rui Almeida foi oficializado no Bastia, penúltimo classificado da liga francesa, Leicester anda à procura de Sérgio Conceição e Marco Silva foi chamado para salvar o Hull City

Na hora negra chamam-se os treinadores portugueses? Parece que tem sido esta a regra adotada pelos clubes da Ligue1 e da Premier League.

Rui Almeida é o mais recente exemplo entre o lote de técnicos lusos que assumem os comandos de determinado emblema quando já é preciso, praticamente, um milagre. Aos 47 anos, Almeida é o novo treinador do Bastia, substituindo no cargo François Ciccolin que foi afastado numa altura em que o clube não vence há oito encontros na liga francesa. A última vitória do Bastia remonta a 17 de dezembro, diante do Rennes. Atualmente no 19.º posto da tabela, zona de despromoção, e a um ponto do último classificado, Lorient, o Bastia não tem vida fácil. Numa altura em que faltam onze jornadas para o final do campeonato em solo francês, Rui Almeida tem como principal objetivo lutar pela manutenção. Este é o maior desafio do técnico luso, que vai orientar pela primeira vez um clube da primeira liga, depois de ter estado no Red Star, da segunda divisão francesa, equipa com quem alcançou o quinto lugar. Antes de rumar a França foi treinador adjunto no Panathinaikos, Sporting, Braga e Zamalek. Desde dezembro que estava sem representar nenhum clube. Rui Almeida assinou um contrato válido por dois anos e o primeiro teste já tem data marcada. Na quarta-feira, o Bastia irá defrontar o Nantes de Sérgio Conceição, o segundo nome que integra esta lista de santos milagreiros.

Com praticamente meio caminho da competição feito, Conceição foi oficializado treinador do Nantes. Com 16 jogos disputados, o clube estava na 19.º posição da tabela (lugar atual do Bastia) com 13 pontos (nove derrotas e apenas três vitórias). No més da apresentação do técnico, que tinha deixado o Vitória de Guimarães há cerca de seis meses, o Nantes havia sido eleito a pior equipa da Ligue1, mas o desejo de voltar a estar no mundo do futebol foi suficiente para Sérgio Conceição aceitar o desafio. Estreia de sonho para o português com uma vitória (2-0) sobre o Angers que permitiu abandonar a penúltima posição da liga francesa de futebol. Antes disso já tinha arrancado o primeiro triunfo, diante do Montpellier, em jogo a contar para a Taça de França.

Desde que se sentou no banco de treinador da equipa gaulesa, Conceição somou sete vitórias e dois empates (na liga), resultado que permitiu ao Nantes instalar-se na 12.º posição e afastar-se – e de que maneira! – da zona negra. Parece que o feito alcançado pelo técnico que se estreou como treinador principal no Olhanense (2012), depois de ter sido adjunto no Standard Liège, tem sido acompanhado por outros clubes que andam agora à procura de um santo Conceição.

 

We need you! Há rumores que o Leicester possa estar de olhos postos em Sérgio Conceição, depois do despedimento de Claudio Ranieri. E quem não vê essa possibilidade com agrado é o atual presidente do Nantes que não deixou de comentar o assunto, depois de ter garantido que ainda não chegou qualquer tipo de contato nesse sentido. Waldemar Kita defendeu que Conceição “é um grande treinador” e não tem dúvidas “que um dia irá treinar um grande da Europa, sobretudo porque ainda tem apenas 42 anos. Agora não vejo porque é que iria deixar um grande clube como o Nantes, que já foi oito vezes campeão de França, para ir treinar o Leicester”. Kita considerou ainda que “tirando o fator do dinheiro, seria quase desonroso para ele [Sérgio Conceição]”.

Recorde-se que o Leicester é atual 18.º classificado da liga inglesa, está fora da Taça de Inglaterra e perdeu na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões diante do Sevilha, altura em que foi anunciado o afastamento do treinador italiano. Mas enquanto o cargo das raposas está por ocupar falemos de tigres. Ou melhor, de um tigre em particular. Mal o ano tinha começado quando Marco Silva aterrou no enterrado Hull City. Quando chegou aos tigres, a cinco de janeiro, o Hull City era último classificado da Premier League, com 13 pontos e não conhecia o sabor da vitória há 10 – dez!!! – jogos. Venceu no primeiro encontro e na caminhada percorrida até agora há ainda que destacar o empate conquistado em Old Trafford, frente ao Manchester United e a vitória (2-0) sobre o Liverpool (5.º da tabela)! Apesar de o City ainda fazer parte da zona de despromoção, os explicandos de Marco Silva estão neste momento empatados com o Leicester, com 21 pontos, e somente a um do Crystal Palace e do Middlesbrough. Não é por acaso que Marco Silva já é considerado o Special Two…