Lalalá se foi o prémio. Uma viagem à volta dos prémios mal entregues

O prémio do desastre de produção mais épico da história dos Óscares é desta edição. Mais de 200 países viram em direto a catastrófica entrega da estatueta da categoria de Melhor Filme. Para tentar aliviar a pressão, fomos à procura de outras entregas que não tenham corrido muito bem

Óscares 2017

A culpa não se sabe de quem foi. Bem, na verdade, a culpa foi do envelope. O tal que foi trocado. Quem pronunciou as palavras que ditaram a dor da vergonha alheia máxima desta edição dos Óscares foi Faye Dunaway. Depois de uns segundos de confusão e silêncio por parte de Warren Beatty, que segurava o tal fardo de um desvirtuoso envelope trocado, eis que se ouve pela voz de Faye que o vencedor da categoria de Melhor Filme era “La La Land”. Todos subiram ao palco, ouviram-se os discursos emocionados, até que um assistente de produção entra em palco com a trágica notícia de que o prémio era, afinal, de “Moonlight”. Quem o anunciou foi o próprio Jordan Horowitz, produtor de “La La Land”. 

Miss Portugal 1997

“A culpa é minha. Eu enganei-me!” 
Esta também doeu. Humberto Bernardo, há quase dez anos atrás, enganou-se na coroação de Miss Portugal e o embaraço foi de tal ordem que quem assiste também se contorce um bocadinho. 
“Bom, bom, bom. A culpa é minha. Carla, e agora? Eu enganei-me”, diz Humberto ao aperceber-se de que, na hora de anunciar a segunda dama de honor de 1997, chamou ao palco Icília Berenguel, que era, afinal, a vencedora do título principal.O caráter insólito deste episódio ficou para sempre gravado na memória dos telespetadores portugueses, tendo tornando-se viral nas redes sociais assim que os Gato Fedorento relembraram o episódio num sketch do segmento dos Tesourinhos Deprimentes.

Music Of Black Origin Awards

O problema é sempre dos envelopes
Todos os anos, desde 1995, são realizados os Music of Black Origin Awards no Reino Unido. Este evento premeia artistas de todas as nacionalidades que representem a black music. Em 2016, o prémio de melhor música também foi mal entregue, criando um momento de constrangimento como só os envolvidos saberão descrever. O trio da R&B WSTRN manteve o prémio por quase uma hora antes de ser revelado que deveria ter ido para MC Abra Cadabra. Mais uma vez, a culpa foi do envelope, como explicaram os anfitriões Rickie Williams e Melvin Odoom que, ao pedirem desculpas pelo erro e pelo embaraço, disseram perante a vasta plateia que o problema foi “alguém ter entregue o envelope errado”.

Sarah Murdoch e a pata na poça

Oops, they did it again 
Quanto mais se desfolha o passado de entrega de prémios, mais momentos de falhas descomunais encontramos. Desta vez, foi a BBC quem nos relembrou. Estávamos em 2010 e dava-se a transmissão em direto da final do concurso Australia’s Next Top Model. Sarah Murdoch, que apresentava a final do concurso, em vez de anunciar como vencedora Amanda Ware, anunciou o nome de Kelsey Martinovich. No final da competição, que foi descrita como “esgotante”, Sarah pediu desculpas às participantes e à audiência com um sincero “Ó meu Deus, não sei o que possa dizer agora. Estou a sentir-me um bocado doente em relação a isto”. “É a Amanda, sinto muito. Foi uma falha de comunicação.”

Miss Universo, ou não

E assim se foi uma coroa 
“Eu assumo a responsabilidade por isto, foi um erro meu. Está no cartão, erro horrível, mas eu posso mostrar”, suspirava Steve Harvey a segurar o cartão com os nomes das candidatas a Miss Universo 2015. Foi assim que Harvey se desculpou depois de removida a coroa da Miss Colômbia, centro das atenções universais por um minuto, enquanto era transferida para a verdadeira vencedora, Pia Alonzo Wurtzbach, Miss Filipinas. A colombiana, em vez de felicitações, acabou a noite a receber o conforto e a solidariedade das colegas de concurso, enquanto se banhava em lágrimas. Entretanto ouvia-se Harvey ao microfone a tentar manter a possível ordem e boa disposição: “Continua a ser uma grande noite.”

Michael Jackson e um autoprémio

Artista do milénio?
Em 2002, o MTV Video Music Awards coincidiu com o dia em que Michael Jackson festejava o seu 44.º aniversário. Os produtores escolheram celebrar o momento de uma forma bem original: Britney Spears, ainda jovem e no auge da sua carreira e da sua afamada beleza, apresentou-se com um bolo de aniversário para o rei da pop.
Britney disse no seu discurso: “Eu considero que ele é o artista do milénio.” Porém, segundo a BBC, Jackson ouviu: “Estamos a atribuir-lhe o prémio de artista do milénio.” Michael Jackson fez um um discurso extremamente feliz e emocionado, a dizer que nunca na sua infância, a crescer no Indiana, podia imaginar que um dia seria considerado o artista do milénio. Foi ao lado…

Reino Unido na Eurovisão 2007

Dois vencedores? Alerta gafe UK
Foursome Scooch venceu o concurso para representar o Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção em maio de 2007, apesar de um erro sobre o anúncio do vencedor final ter causado imensa confusão.
Algo se passou no estúdio quando os anfitriões Terry Wogan e Fearne Cotton anunciaram simultaneamente vencedores diferentes.
Segundos depois, Cotton disse que Scooch venceu a votação pública, e não a cantora a solo Cyndi. Nenhuma explicação foi dada a respeito de porque é que os anfitriões do evento anunciaram primeiramente vencedores diferentes. Mais tarde, Scooch terminou em 22.º lugar entre os 24 finalistas da Eurovisão.

Era da Rihana, deram à Katy Perry

Katy, esse não era para ti! Era 2009 quando, em França, a cantora Katy Perry aceitou o prémio de melhor música internacional durante os NRJ Music Awards, realizados em Cannes.
Segundo a BBC, o prémio não era realmente dirigido a ela. Foi revelado no final do evento, depois de Katy aceitar o prémio, que
Rihanna havia sido a real vencedora nesta categoria, com o seu êxito “Disturbia”.O embaraço de Perry foi aliviado ligeiramente pelo facto de ela ter legitimamente conquistado o melhor álbum internacional com “One of the Boys” na mesma cerimónia de consagração.
Katy Perry ultrapassou bem o embaraço, mas teve direito a um pedido de desculpas formal da organização do evento.