Offshores: PS chama Maria Luís e Vítor Gaspar

O deputado Eurico Brilhante Dias anunciou durante o debate de atualidade sobre o caso das offshores que o PS vai chamar à Comissão de Orçamento e Finanças Maria Luís Albuquerque e Vítor Gaspar.

Os socialistas entendem que há ainda muito por explicar no caso dos 10 mil milhões de euros que saíram do país para offshores entre 2011 e 2014 e vão querer ouvir as explicações dos dois ex-ministros das Finanças.

Eurico Brilhante Dias considera que o que já se sabe sobre as transferências para paraísos fiscais demonstra que o Governo de Pedro Passos Coelho teve "dois pesos e duas medidas" em matéria de impostos, não perdoando aos pequenos contribuintes mas deixando sair do país sem análise cerca de 10 mil milhões de euros.

"Os senhores deputados do PSD e do CDS apoiaram um Governo 'forte com os fracos e fraco com os fortes'. Esta é uma marca que vos ficará na pele e que os portugueses não esquecerão", atacou Brilhante Dias.

Brilhante Dias acha mesmo que as explicações dadas por Paulo Núncio esta manhã na Comissão de Orçamento e Finanças vieram reforçar ainda mais a necessidade de ouvir os ministros a quem respondia quando esteve no Governo para entender a decisão de não publicar as estatísticas sobre as transferências para offshores.

A seguir ao plenário desta tarde, será  a vez do atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, dar explicações sobre o caso na Comissão de Orçamento e Finanças.