Cinco sintomas que não devem mesmo ser ignorados

É menos comum, mas infelizmente acontece. O cancro também atinge adolescentes e jovens adultos. Por isso, há sinais que nunca devem ser ignorados. Sendo que estes sintomas podem ser consequência de muitos outros problemas menos graves de saúde, é preciso ter em conta que se tratam apenas de sinais de alerta que por si só…

Os cancros mais comuns nos jovens são carcinomas, que se desenvolvem nas células epiteliais. Nos adolescentes costumam afectar a tiróide, os intestinos e ovários. Cerca de 84% dos jovens sobrevivem ao cancro, tendo maior taxa de cura em tumores cerebrais do que as crianças ou adultos, como explica o organismo Teenage Cancer Trust.

Estes são os principais sinais de alerta:

1 – Dor que não passa. Qualquer dor que não passe com a medicação básica como paracetamol deve ser investigada pelo médico assistente.

2 – Caroço, quisto ou inchaço. Qualquer protuberância que apareça em qualquer local do corpo deve ser vista imediatamente por médicos.

3 – Cansaço extremo. É normal ter períodos de cansaço, mas sentir um cansaço extremo ou uma sonolência incontrolável que impede a vida normal é um sinal de alarme que precisa de assistência médica para ser apurada a causa.

4 – Perda de peso significativa. Perder muito peso é um sintoma de que algo não está bem na saúde, sendo em alguns casos um sinal de doença oncológica.

4 – Um sinal com alterações. Os sinais na pele devem ser observados com frequência. Se for detectado um novo sinal de aspecto diferente ou se um sinal existente mudar de cor e forma deve imediatamente ser observado por um dermatologista.