Liga condena FC Porto a pagar 600 mil euros ao Sporting no “caso João Moutinho”

Leões pediam 3,5 milhões e ainda ponderam impugnação da decisão do Conselho Jurisdicional da Liga

O Plenário do Conselho Jurisdicional da Liga decidiu não dar provimento a um recurso apresentado pelo Sporting contra o FC Porto, referente ao chamado "caso João Moutinho".

Aquando da transferência do internacional português dos dragões para o Mónaco (declarada por 25 milhões de euros), os leões reclamavam 3,5 milhões aos portistas, ao abrigo de uma cláusula que garantia à SAD leonina 25 por cento de uma mais valia numa futura venda do médio. Os dragões, porém, pagaram apenas 1,7. Tal situação levou o clube leonino a recorrer para a Liga, cuja Comissão Arbitral lhes deu razão, condenando a SAD portista a pagar mais 600 mil euros (num total de 2,3 milhões).

A decisão acabou por não agradar ao Sporting, que voltou a recorrer – o tal recurso que foi agora negado pelo Plenário do Conselho Jurisdicional (antiga Comissão Arbitral) da Liga, mantendo-se a decisão anterior de condenar o FC Porto ao pagamento de 600 mil euros à SAD leonina. Os dragões já reconheceram este valor no Relatório e Contas apresentado esta terça-feira; por seu lado, o Sporting ainda pondera impugnar a decisão.