Prémio Nobel da Paz tem 318 candidatos em 2017

Para este ano, há 318 pessoas e organizações que foram propostas para o Nobel da Paz 2017, avançou esta quinta-feira o Instituto Nobel.

A identidade vai manter-se, em principio, em segredo, mas os seus patrocinadores, deputados e ministros de todos os países, antigos laureados e professores universitários, podem anunciar publicamente o nome das pessoas propostas, sob reserva de que o seu dossiê será aceite pelo comité.

Os "capacetes brancos" sírios, o 'blogger' saudita detido Raef Badaoui e o norte-americano Edward Snowden, que revelou a amplitude da vigilância eletrónica pela Agência Nacional de Segurança (NSA), dos Estados Unidos, também foram propostos.

O mesmo acontece para o novo Presidente norte-americano Donald Trump, apoiado por um compatriota com identidade ainda desconhecida.

A União Americana para as Liberdades Civis (ACLU), crítica de certas medidas adotadas pelo novo ocupante da Casa Branca, também é citada como sendo uma das candidatas.

Na lista estão ainda incluídos o papa Francisco, proposto por um deputado norueguês por ser "um dos raros a desafiar Donald Trump", o Presidente russo Vladimir Putin e o ex-Presidente francês Jacques Chirac.

O comité Nobel deverá anunciar a sua escolha no dia 6 de outubro deste ano.

Recorde-se que em 2016, o Nobel foi atribuído ao Presidente colombiano Juan Manuel Santos, pelos seus esforços de paz.