As coisas mais estranhas que o seu corpo faz para se proteger

Bocejar e espirrar são algumas das diversas coisas que o nosso corpo faz para proteger o organismo

Os mecanismos de defesa do corpo humano têm todos uma razão de ser, embora todos nós tenhamos reações de forma involuntária em determinadas situações.

O bocejo, por exemplo, é um dos principais gestos que todos nós fazemos. Abrir a boca quando se está cansado não é só uma maneira que o corpo tem para alertar que há necessidade de abrandar o ritmo. Um estudo austríaco e americano revelaram que o bocejo “refresca” o cérebro quando a massa cinzenta sofre uma subida de temperatura.

O espirro serve para que os vírus e as bactérias sejam expelidos do organismo, pois podem causar reações alérgicas ou até mesmo doenças mais perigosas.

O gesto de espreguiçar serve como uma forma de preparação do dia a dia, ou seja, para ativar os músculos com a existência de alongamentos, o que consequentemente vai ajudar à circulação sanguínea.

A pele enrugada (nas mãos e nos pés) com que se fica após longos banhos no mar e na piscina, ou até mesmo no duche, surge porque o corpo “acredita” que nos encontramos num ambiente escorregadio que enruga as mãos, de forma a que seja mais fácil segurar em superfícies lisas.

A “pele de galinha” (pele arrepiada), serve para reduzir a perda de calor que o organismo tem, mantendo desta forma o corpo a uma temperatura equilibrada.

Por último, as lágrimas. Estas, para além de lubrificarem os olhos, são também uma forma de defesa emocional.