Faleceu Raymond Kopa, lenda do futebol francês e do Real Madrid

O primeiro Bola de Ouro francês (1958) morreu aos 85 anos, vítima de doença prolongada

Desapareceu uma lenda do Real Madrid e do futebol francês: Raymond Kopa faleceu aos 85 anos, vítima de doença prolongada.

O médio ofensivo ficou na história como um dos elementos do famoso "quinteto mágico" merengue, com Di Stéfano, Gento, Puskas e Rial, participando nas últimas três de cinco conquistas consecutivas da Taça dos Campeões Europeus por parte do Real (1957, 1958 e 1959). Conquistou ainda duas Ligas espanholas e mais quatro francesas pelo Stade de Reims, com quem disputou também a final da Taça dos Campeões Europeus em 1956 – perdida exatamente para o Real Madrid (3-4).

Primeiro Bola de Ouro francês, em 1958, foi também eleito nesse ano o melhor jogador do Mundial da Suécia, onde carregou a França às meias-finais – aí acabou derrotada pelo Brasil de Pelé (2-5).

Em agosto passado, aquando do Troféu Santiago Bernabéu que o Real disputou frente ao Stade de Reims, Kopa deu o pontapé de saída da partida ao lado de Gento.

A última aparição pública deu-se a 7 de janeiro deste ano, quando subiu pela última vez ao relvado do Santiago Bernabéu antes de um encontro com o Granada ao lado de Cristiano Ronaldo. O CR7 chamou algumas lendas do clube para apresentar a sua Bola de Ouro, conquistada um mês antes, e Kopa estava entre eles.

Ao longo do dia, foram várias as personalidades do mundo do futebol a manifestar o seu pesar pelo desaparecimento de Kopa. François Hollande, presidente da República francesa, lembrou "um dos desportistas mais admirados" do país. "Kopa era uma lenda do futebol francês. Aliava a inteligência a uma técnica admirável. Foi o primeiro futebolista moderno, inspirador de muitos jovens no seu tempo", salientou Hollande. Já o presidente da FIFA, Gianni Infantino, recordou Kopa como "um jogador excecional, que devotou toda a vida ao futebol e serviu de inspiração para várias gerações".

A Federação e Liga espanholas também enviaram uma mensagem à família de Kopa, enquanto o Real Madrid lembrou a "frente de ataque mítica ao lado de outras lendas, como Rial, Puskas, Gento e Di Stéfano". No treino matinal desta sexta-feira, a equipa merengue cumpriu mesmo um minuto de silêncio em memória da antiga lenda.

 

Falleció Raymond Kopa.https://t.co/qtknlNqGx3#RealMadrid pic.twitter.com/d5D70UjDuf

— Real Madrid C. F. (@realmadrid) 3 de março de 2017