Benfica. Jonas viaja para a Feira mas ainda é incógnita

Rui Vitória diz que é preciso esperar até à hora do jogo para saber se pode contar com o avançado brasileiro

Jonas está convocado para o jogo deste sábado com o Feirense, em Santa Maria da Feira, mas estará em dúvida até à hora da partida. A confirmação foi dada por Rui Vitória, na antevisão do encontro. "O Jonas está em recuperação, vai connosco e vamos ver até à hora do jogo. Não posso adiantar mais nada por agora. Está em franca recuperação", disse o técnico das águias. Jonas, recorde-se, falhou o duelo com o Estoril, para a Taça de Portugal, devido a uma cervicalgia, problema que o tem afetado nos últimos tempos, mas ainda assim renovou por mais dois anos com os encarnados durante a semana.

Pela frente, o Benfica terá um Feirense que tem sido uma agradável surpresa neste regresso ao principal escalão, principalmente desde que Nuno Manta assumiu o comando da equipa. "O Feirense tem tido um desempenho muito bom. Gosto de realçar estes desempenhos, estes trabalhos. É uma equipa que veio do escalão abaixo e que se soube organizar, mesmo com um percalço nos resultados. Soube o que queria para a sua equipa, com o novo treinador os resultados apareceram, e isso agrada-me ver no futebol português. Gostaria de deixar uma palavra de apreço ao treinador e ao clube, que souberam manter essa organização. É uma equipa que fez mais de metade dos pontos com este treinador. Vai dificultar-nos a tarefa, num campo difícil, mas vamos com todo o prazer à Feira. Com o intuito de ganhar, para levar alegria aos benfiquistas, num estádio que certamente estará cheio, o que cria um ambiente giro, pois o estádio é acolhedor", realçou Rui Vitória, desvalorizando a questão do adversário jogar ou não com um bloco baixo: "Isso do jogar mais atrás ou mais à frente, muitas vezes é o adversário que dita. Nós circulamos a bola, obrigamos o adversário a baixar o bloco em muitos jogos. Em algumas situações isso também acontece com o Benfica. Prevejo um jogo difícil, com uma equipa também à espera do nosso erro, atrevida. Vamos ter de estar focados, como temos estado, pois é mais uma batalha das onze que faltam".

Rejeitando falar de arbitragens – "Qualquer dia fazemos conferências sobre nomeações de árbitros" -, o treinador encarnado mostrou-se ainda "muito feliz" com a chamada de Ederson à seleção brasileira, mas aproveitou também para valorizar… Júlio César. "Ficamos muito satisfeitos. A seleção brasileira até podia levar os nossos dois guarda-redes que ficava bem servida", acrescentou.

Em relação à convocatória, entretanto tornada pública, Rui Vitória fez duas alterações tendo em conta a partida com o Estoril. Saíram Nélson Semedo (castigado) e Filipe Augusto (lesionado), entrando Pedro Pereira, jovem contratado em janeiro à Sampdória, e André Horta. De fora continua Fejsa, devido a uma "entorse da tibiotársica esquerda", tal como Grimaldo, a recuperar de cirurgia à parede abdominal.

.

Lista de convocados do Benfica:

Guarda-redes – Ederson e Júlio César

Defesas – Luisão, Lindelof, Eliseu, Pedro Pereira, Jardel, André Almeida e Hermes

Médios – Samaris, André Horta, Carrillo, Zivkovic, Salvio, Pizzi e Cervi

Avançados – Raúl Jiménez, Jonas, Mitroglou e Rafa