Passos defende Carlos Costa e diz que este tem condições para continuar a cumprir o mandato

O antigo primeiro-ministro defendeu este sábado que “os órgãos independentes devem ser valorizados na sua independência”.

Passos defende Carlos Costa e diz que este tem condições para continuar a cumprir o mandato

Pedro Passos Coelho defendeu Carlos Costa e afirmou que este tem condições para continuar a cumprir o seu mandato, criticando o Governo. “O Governo e a maioria que o acompanha" por "amesquinhar ou mesmo ameaçar" quem se pronuncia de uma forma que "não seja simpática para o que esta quer ouvir".

"Não conheço nenhum facto que, há luz das disposições legais, impeça o governador Carlos Costa de fazer o seu mandato. Tenho assistido ao longo de mais de um ano a ataques políticos muito fortes que são dirigidos pessoalmente ao governador e não apenas ao Banco de Portugal", afirmou o antigo primeiro-ministro durante uma visita à 71.ª edição da Feira Anual de Agropecuária da Trofa, no distrito do Porto.

Passos defendeu que “"o governador tem um estatuto de independência que deve ser respeitado", lamentando ainda que "normalmente a maioria que governa o país atualmente não respeite a independência destas autoridades".

O líder do PSD considerou "indecoroso" que "vários dirigentes partidários" se proponham a "amesquinhar e desqualificar ou mesmo ameaçar com alterações legais sempre que órgãos independentes se pronunciam de uma forma que não seja simpática para aquilo que o Governo ou a maioria quer ouvir".

Recorde-se que, na passada sexta-feira, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, afirmou que Carlos Costa “não tem condições” para se manter em funções. Já o primeiro-ministro, António Costa, adiantou que tem trabalhado com o governardor do Banco de Portugal “de forma leal e construtiva”.