Português ganha prémio ao desenvolver terapia inovadora para cancro

Jovem vence concurso dos prémios Wellcome Imagem

Uma fotografia desenvolvida pelo português João Conde foi uma das vencedoras da 20ª edição dos prémios Wellcome Imagem.

A imagem mostra uma terapia inovadora para combater o cancro, tendo sido assim eleita para o top das 22 imagens vencedoras da competição que distingue imagens científicas.

A fotografia, cuja autoria é partilhada com Nuria Oliva e Natalie Artzi, foi obtida durante um período de dois anos, numa altura em que João Conde se encontrava no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

“A imagem mostra uma estrutura de gel, em que se vê uma estrutura parecida com um favo de mel. O gel tem embebidas uma série de moléculas terapêuticas, neste caso ‘microRNA’, que são umas sequências genéticas que alteram a expressão de alguns genes envolvidos em cancro. Esse gel adere muito facilmente ao tecido tumoral e liberta de forma controlada uma dose muito mais elevada (de terapia) para as células tumorais, de forma a poder inibir o seu crescimento e a sua multiplicação”, disse João Conde, segundo a Agência Lusa.

João Conde é doutorado em Biotecnologia e já venceu um prémio de início de carreira que lhe abriu portas para trabalhar no MIT em Londres.