Ex-secretário de Estado do Superior eleito presidente do Conselho Geral da UBI

O ex-secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, foi eleito como presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI), órgão máximo da instituição de ensino superior.

José Ferreira Gomes é professor catedrático aposentado da Universidade do Porto e foi secretário de Estado da Ciência e do Ensino Superior entre 2013 e 2015, no gabinete de Nuno Crato.

Ficará agora aos comandos do Conselho Geral da UBI, na Convilhã, durante os próximos quatro anos, tendo como vice-presidente João Paulo Catarino, coordenador adjunto da Unidade de Missão para a Valorização do Interior e ex-presidente da Câmara de Proença a Nova durante onze anos.

Cabe ao Conselho Geral – órgão composto por personalidades externas e internas das instituições – eleger o reitor, definir as propinas cobradas aos estudantes que frequentam as universidades,  aprovar o regulamento das instituições e até mesmo criar ou extinguir uma faculdade.

Fazem ainda parte do Conselho Geral da UBI, como personalidades externas, Anselmo Crespo (subdiretor da rádio TSF), Carlos Coelho (CEO da Celtejo), João Carvalho (empresário dos setores têxtil e vinícola), Jorge Soares (diretor do programa Gulbenkian Inovar em Saúde), Paula Panarra (diretora-geral da Microsoft Portugal) e Pedro Dias (elemento da direção da Federação Portuguesa de Futebol).

No total o órgão máximo é comporto por 29 elementos, e além das personaliaddes externas, somam-se 15 representantes dos professores e investigadores, cinco representantes dos estudantes e um representante do pessoal não docente.