Há um medicamento que pode prevenir a infertilidade que é provocada pela quimioterapia nas mulheres

Medicamento utilizado para reduzir tumores pode ser a chave

Um estudo realizado sugere que há um medicamento, que é utilizado para reduzir o tamanho dos tumores, que pode proteger os ovários dos efeitos da quimioterapia na fertilidade da mulher.

De acordo com o estudo realizado por alguns investigadores da Universidade de Nova Iorque, Langone, nos ratos, há uma droga chamada everolimus que protege os ovários da cyclophosphamide , uma quimioterapia usada com frequência para combater o cancro da mama e que é conhecida por esgotar o fornecimento de células de ovo necessárias para conseguir uma gravidez.

Os ratos fêmea tratados com esse medicamento e com uma droga experimental chamada INK128, em simultâneo com a quimioterapia, tinham duas vezes mais descendentes depois de serem tratados do que aqueles que apenas receberam a quimioterapia.

Segundo o Indian Express, estas conclusões publicadas no Proceedings of the National Academy of Sciences, podem acelerar o processo de permissão para testar o tratamento combinado em mulheres com cancro e que se encontram em situação de pré-menopausa.