Costa promete iniciativa para garantir igualdade salarial para mulheres

António Costa voltou hoje ao Parlamento para mais um debate quinzenal, marcado por um discurso sobre “os bons indicadores” económicos que o Governo quer evidenciar. Mas no dia Internacional da Mulher, o primeiro-ministro fez questão de deixar uma mensagem especial às portuguesas.

"Neste dia Internacional da Mulher, não posso deixar de recordar duas persistentes marcas dessa desigualdade: o acesso a funções de gestão e as desigualdades entre homens e mulheres", disse António Costa, que tem estado nas últimas semanas num braço de ferro com o governador do Banco de Portugal para garantir que Carlos Costa nomeia duas mulheres para a administração do órgão regulador.

Num debate que começou com o PS a distribuir rosas vermelhas pelas mulheres que estão hoje no plenário, Costa quis mostrar serviço na luta pela igualdade entre géneros. E prometeu para breve uma iniciativa para garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres.

"Foi por isso que apresentámos em sede de concertação social a Agenda para Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas, na qual se incluem medidas que visam a paridade nos cargos de decisão – o que o Governo apresentou e está neste momento em debate nesta Assembleia – e a igualdade salarial enre homens e mulheres – matéria sobre a qual apresentaremos em breve proposta aos parceiros sociais", disse o primeiro-ministro, que acha que "este é um desafio de todos".

"Apenas com todos será possível mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade", defendeu Costa, repetindo aquele que tem sido o seu mantra no Governo.