Crime cibernético é já uma das maiores ameaças para as empresas

O risco de uma empresa sofrer um ataque informático é muito maior do que muitos possa julgar.

A verdade é que o risco cibernético é já uma das maiores ameaças para as empresas mundiais, tendo um impacto económico superior a 20% por causa de perdas de clientes que acabam por acontecer, perdas de receitas e ainda de oportunidades de negócio.

As conclusões surgem de um encontro promovido pela MDS, multinacional de origem portuguesa líder na corretagem de seguros e consultoria de riscos, com a colaboração da S21sec, empresa tecnológica especializada líder em cibersegurança.

De acordo com a administradora da MDS, Paula Rios, O ciber risco é hoje uma das maiores ameaças às empresas, colocando em causa a continuidade e sustentabilidade dos seus negócios. No entanto, apesar de reconhecerem esta realidade, as empresas ainda não estão devidamente protegidas para enfrentar o risco cibernético, seja em termos tecnológicos e de cultura de mitigação de riscos, seja na proteção financeira através de seguros”.

O risco cibernético significa, no fundo, “qualquer risco de perda financeira, interrupção da operação ou dano à reputação de uma organização devido a algum tipo de falha dos seus sistemas de tecnologia de informação”. E, de acordo com os dados mais recentes, apenas 8% das empresas portuguesas subscreveram um seguro que permita mitigar os impactos financeiros dos ciber ataques.