Arouca-FC Porto. Manuel Machado fala de “ingratidão e ganância” em relação a Soares

O agora técnico arouquense diz que o novo avançado portista “corria para trás quando os outros corriam para a frente” quando chegou ao Nacional, em 2014/15

Sete golos em seis jogos. Um registo impressionante, aquele que Soares está a conseguir nos primeiros passos como jogador do FC Porto. O avançado brasileiro tem merecido os mais rasgados elogios pelos seus desempenhos no Dragão e reencontra este fim de semana o treinador que o lançou no futebol europeu: Manuel Machado, então no Nacional.

E, pegando precisamente nesse período da vida desportiva de ambos, o agora treinador do Arouca aproveitou esta quinta-feira, véspera da receção arouquense aos dragões, para reclamar mais destaque a quem trouxe Soares para Portugal. "Não vi nenhuma referência ao quadro técnico do Nacional, que o descobriu num Candal ou Rio Tinto qualquer [do Brasil]. O Soares chegou em bruto, corria para trás quando os outros corriam para a frente. Há duas coisas que me incomodam: ingratidão e ganância. O jogador tinha uma boa relação com a bola e tinha potencial físico diferenciado. A nível da cultura do jogo, tinha zero. Aprendeu, e ainda bem, para bem dele deu um primeiro passo em direção ao V. Guimarães e, por mérito próprio, está no FC Porto. Quanto aos fundamentos das desgraças no mundo, a ingratidão e a ganância, estou a falar de pessoas com que vamos lidando, que ajudamos a promover, a ganhar sentido na vida, mas que depois revelam ingratidão", disparou Manuel Machado, sempre sem se referir a ninguém em específico. "Como ser humano espero que vá o mais longe possível. Desejo-lhe a maior sorte", disse ainda.

Em relação ao jogo com os dragões, o técnico do Arouca admitiu esperar muitas dificuldades. "Se aliarmos o objetivo e o momento que estão a viver, que é muito positivo, com o último jogo em que foram muito contundentes [7-0 ao Nacional], com uma casa que se adivinha, em termos de apoio, maioritariamente azul e branca, temos pela frente um monstro. A tarefa que se avizinha não é fácil", realçou. Ainda assim, prometeu "ambição" para contornar a má fase: nos três jogos como treinador arouquense, soma três derrotas: "Há um grande respeito pelo FC Porto, pela sua dinâmica, pela sua grandeza, pela sua qualidade, mas temos muita ambição de dar continuidade àquilo que de bem fizemos até ao momento, tentando conjugar a boa prestação desportiva com um resultado melhor do que o que tirámos nos três últimos jogos. Conciliar uma boa dinâmica, com um pragmatismo maior que nos consiga trazer pontos, é com essa ambição que vamos para o jogo."