Porto é o destino europeu que mais vai crescer em receita hoteleira

Estudo também aponta crescimento para Lisboa.

Depois da eleição como “Melhor Destino Europeu 2017”, a cidade do Porto volta a estar em destaque, sendo, agora, apontada como uma das cidades europeias que mais vai crescer no que diz respeito a receitas hoteleiras em 2017 e 2018. Esta é uma das conclusões do estudo “European cities hotel forecast”, divulgado pela consultora PwC.

"Estes dados vêm confirmar o crescimento da região e que o Porto é hoje uma cidade que ganhou um lugar de destaque na Europa enquanto destino turístico”, revela Filipe Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP). O responsável diz ainda que “este claro crescimento vem certificar o potencial de um destino que ainda tem várias oportunidades para explorar, sempre de uma forma equilibrada e sustentada”.

O estudo lembra que, o indicador que comprova este crescimento é o RevPAR, ou seja, o rendimento por quarto disponível, uma medida de comparação de rentabilidade entre hotéis. Para este ano, o Porto lidera com um crescimento de 15%. A PwC estima, ainda, que, em 2018, o Porto atinja um crescimento de 12,8%, sendo mesmo a única cidade europeia a crescer a dois dígitos nesse ano.

Além do Porto, a cidade de Lisboa surge também nesta tabela, com uma expectativa de subida do RevPAR de 5,6% este ano e de 6,8% em 2018.

Cidades mais caras

Existem, ainda, outros indicadores no estudo que merecem destaque, nomeadamente as cidades mais caras do mundo em termos de alojamento hoteleiro. Entre as 17 analisadas, Dublin destaca-se no campo da ocupação média, uma vez que a escassez de oferta leva a que tenha a mais alta ocupação nos próximos dois anos (83%). Lisboa deverá manter a nona posição, com uma ocupação que subirá de 74 para 76%, enquanto o Porto poderá ganhar duas posições, ultrapassando Viena e Lisboa.

Já no que se refere ao custo médio por noite, a liderança pertence a Genebra, seguida por Zurique, Paris, Londres e Roma. No que toca à rentabilidade, medida pela receita por quarto disponível, os resultados são semelhantes: Genebra, Zurique, Paris e Londres, seguida por Dublin.