CGD. Bruxelas aprova plano de recapitalização, anuncia Costa

A Caixa vai apresentar esta tarde os resultados e tudo indica que deverá anunciar perdas de 1.900 milhões de euros.

A Comissão Europeia vai formalmente aprovar, esta sexta-feira, o projeto de capitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD). A garantia foi dada por António Costa em Bruxelas.

Para António Costa diz que esta luz verde é “muito positiva”, uma vez que, vem dissipar definitivamente as dúvidas em torno do banco.

A Caixa vai apresentar esta tarde os resultados e tudo indica que deverá anunciar perdas de 1.900 milhões de euros. Ou seja, um valor abaixo dos valores previstos inicialmente no acordo de princípio negociado com Bruxelas. Isto significa que, este resultado irá permitir baixar o esforço de injecção de capital por parte do Estado em 200 milhões de euros, para 2.500 milhões de euros.

Estas perdas devem-se sobretudo ao crédito malparado, no entnato, no plano de capitalização que António Domingues acordou com Bruxelas, estimava-se que estas imparidades ultrapassassem os três mil milhões de euros, mas as coisas terão afinal corrido melhor do que se previa para o banco público.

As imparidades acabaram por ser inferiores. Isso, somado ao facto de a economia nacional ter tido um desempenho melhor do que o esperado na segunda metade de 2016, ajudou a caixa a registar menos prejuízos do que Domingues previa.

Ainda assim, apresenta perdas recorde. O pior resultado que tinha sido apresentado pelo banco público foi de 575 milhões de euros em 2013. Mas nos anos anteriores as contas já não tinha sido animadoras. Feitas as contas, em cinco anos perdeu cerca de 1,9 mil milhões de euros, num período em que todo o setor financeiro nacional foi penalizado pelas elevadas perdas com o crédito malparado.