Extrema esquerda reúne em Roma

Vários líderes europeus de extrema esquerda reuniram em Roma para discutir um “plano B” para dar voz aos povos da Europa.

No encontro estiverem dirigentes como o espanhol Xabier Benito, do Podemos, os franceses Eric Coquerel e Jean-Luc Mélenchon (candidato à presidência francesa) ou Zoe Kostantopoulou,  a antiga presidente do parlamento grego.

De acordo com Stefano Fassina, deputado italiano do partido Sinistra Italiana, a “União Europeia está no mesmo rumo do Titanic"disse Stefano Fassina, deputado italiano do partido de esquerda Sinistra Italiana, acrescentando que a UE é hoje "um campo em ruínas".

Antes do B, os participantes do encontro defenderam um "plano A" para a UE, que consistiria numa negociação entre os Estados-Membros para um modelo de Europa mais social fora da "lógica louca dos tratados orçamentais”.

De acordo com Jean-Luc Mélenchon o equilíbrio de forças da Europa faz com que esta negociação seja pouco provável, pelo que estes dirigentes de extrema esquerda prepararam um "plano B"

À agência AFP, o candidato a presidente de França diz que não adianta mostrar boa vontade aos que defendem o mercado e uma política liberal na Europa. "Só há uma coisa a fazer, que é mudar tudo", defendeu.