Produção automóvel em Portugal cai em fevereiro

Quase 97% das unidades produzidas são exportadas com a Europa a ser o principal recetor.

Após uma ligeira subida em janeiro, os números da produção automóvel voltaram a cai em fevereiro. Nesse mês foram produzidas em Portugal, 11.401 novas viaturas, o que representa um recuo na ordem dos 21,7% em relação ao mesmo período do ano passado, altura em que foram produzidas 14.569, revelam os dados da ACAP. 

No mês de fevereiro, por tipos de veículos automóveis, só o fabrico de veículos pesados regista valores positivos (59,9%), sendo que a produção de ligeiros de passageiros e de veículos pesados registaram uma descida de 27,4% e 12,7%, respetivamente.

Relativamente aos valores acumulados, nos dois primeiros meses de 2017 os números são menos negativos já que foram produzidos em Portugal 24.008 veículos automóveis, ou seja, mais 4,9% do que no período homólogo do ano anterior, com a seguinte distribuição por categorias e tipos: 15.826 automóveis ligeiros de passageiros (mais 10,3% do que em igual período do ano anterior), 7.097 veículos comerciais ligeiros (menos 10,3%) e 1.085 veículos pesados (mais 72,8%).

Exportação com grande peso

As exportações continuam a absorver a maioria dos veículos produzidos. Feitas as contas, 96,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional com 78% com a Alemanha, Espanha, França e Reino Unido no topo do ranking.

Em termos geográficos o mercado asiático, encabeçado pela China (12,4%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis “made in Portugal”.