Idosa de 70 anos acusada de matar colega de quarto em lar

Crime ocorreu em lar da Santa Casa da Misericórdia 

O Ministério Público, o advogado da família da vitima e a advogada de defesa da arguida pediram, esta segunda-feira, no Tribunal de Beja, para que Maria Delfino fosse condenada. A mulher de 70 anos está a ser acusada de matar a colega de quarto, de 86 anos, no Lar da Santa Casa da Misericórdia, em Ourique.

Todas as partes consideraram que a arguida deve ser condenada. Tal situação pressupõe que o Coletivo de Juízes tenha em conta que à data dos factos, a mulher sofria de psicose crónica, com sintomas de depressão e com instintos homicidas e suicidas.

No entanto, a arguida apresentou-se em tribunal bastante lúcida, sem se atrapalhar nas palavras e, apesar de se ter remetido sempre ao silêncio sobre os factos constantes no despacho de acusação, pediu perdão à família da vitima e afirmou estar arrependida pelo crime que cometeu.

O crime ocorreu no dia oito de maio do ano passado, na sequência de uma discussão iniciada pela idosa de 70 anos com Mariana Vitória, a vitima de 86 anos, depois de esta a ter ofendido.

Durante a sentença, o advogado da família da vítima disse em tribunal que foi apresentada uma "queixa-crime contra a Direção da Santa Casa da Misericórdia e respetiva Direção Técnica e contra a Médica Psiquiatria do Hospital de Beja, por terem negligenciando uma situação que se sabia de alto risco".

A arguida encontra-se de momento internada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra-Polo Hospital Sobral Cid,.

A leitura do acórdão ficou marcada para o próximo dia 21 de março, altura em que se vai ficar a saber se o Coletivo de Juízes condena a vítima pelo crime de homicídio ou se a considera inocente.