Parlamento: Caixa com segunda comissão de inquérito

O parlamento assiste hoje ao nascimento de uma segunda comissão de inquérito à Caixa.

Desta vez os deputados vão avaliar a atuação do governo do primeiro-ministro António Costa nas matérias relacionadas com a nomeação e posterior demissão da administração liderada por António Domingues, entretanto já substituído nas funções por Paulo Macedo.

Esta comissão foi criada através de um requerimento potestativo (de caráter obrigatório) apresentado por PSD e CDS-PP.

Os proponentes querem avaliar as negociações, direta ou indiretamente conduzidas pelo governo, as condições e os termos de contratação da administração de António Domingues, a intervenção e responsabilidade do executivo de Costa pela gestão da anterior administração e os factos que conduziram à demissão de Domingues e à saída efetiva da administração que liderou.

A nova comissão vai ser presidida pelo social-democrata Pedro Aguiar-Branco e tem quatro meses para apresentar as conclusões.

Na base da criação de mais esta comissão à CGD está a polémica à volta da troca de mensagens entre o titular das Finanças, Mário Centeno, e o anterior presidente da Caixa António Domingues. PSD e CDS-PP querem saber, designadamente se o ministro que tutela a Caixa negociou com Domingues a dispensa da apresentação de rendimentos no Tribunal Constitucional. Centeno tem negado sempre esta versão dos factos.