Novos centros de saúde em Portugal

Protocolos entre municípios e o Ministério da Saúde visam a abertura de novos centros de saúde em todo país. Em Lisboa anuncia-se hoje a construção de catorze novos centros. 

O investimento é o “maior nas últimas décadas” no reforço dos cuidados primários de saúde na cidade de Lisboa, segundo a própria câmara.

Fernando Medina presidente do município, e o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, vão apresentar hoje, dia 14 de março, às 11h00, no Auditório José Mariano Gago (Pavilhão do Conhecimento), o Programa “Lisboa, SNS Mais Próximo”

No âmbito desta parceria, vão abrir 14 novos centros de saúde em edifícios projetados de raiz. A construção dos novos espaços será financiada pela Câmara de Lisboa, que também cede os terrenos e permitirá substituir equipamentos antiquados e sem condições onde muitos deles funcionam ainda em prédios de habitação.  

A nova carta de Centros de Saúde vai aumentar a capacidade de atendimento, melhorar os cuidados de saúde prestados e acrescentar novas valências aos Centros de Saúde de Lisboa, esclarece a edilidade. ​

Novos Centros de Saúde chegam a vários municípios

Na comissão parlamentar de saúde, Adalberto Campos Fernandes anunciou que foram feitos 34 protocolos com autarquias para aquela que será a "maior vaga de construção de centos de saúde, em 2017".

 Aos jornalistas, o secretário de Estado Adjunto da Saúde, Fernando Araújo, especificou que a construção destes novos centros de saúde conta com verbas de fundos europeus, cita o Jornal de Notícias.

Paralelamente, os protocolos com as autarquias, que muitas vezes cedem os terrenos, permitem que o processo de construção seja mais rápido e que do ponto de vista fiscal tenha mais benefícios, acrescentou.

O secretário de Estado adiantou ainda que algumas obras já começaram este ano e a maioria demorará entre 12 e 14 meses a ficar concretizada.

Fernando Araújo esclareceu que cada centro de saúde custará em média mais de um milhão de euros, o que significa que o orçamento global para esta empreitada ficará acima dos 34 milhões de euros.