Bandas impedidas de entrar nos EUA para participar no festival SXSW

No primeiro dia do festival SXSW, no Texas, várias bandas se queixaram de ter sido impedidas pelas autoridades de entrar nos EUA. 

Na sexta-feira, os italianos Soviet Soviet queixaram-se de ter sido retidos em Seattle. A banda passou a noite na cadeia antes de ser deportada num avião de regresso.

"Por volta das 22h30, dois oficiais prisionais revistaram-nos, algemaram-nos e levaram-nos para a prisão num carro da polícia. Passámos a noite na cela e fomos escoltados como três criminosos", queixaram-se.

Na base da recusa das autoridades em deixar a banda entrar em território americano, estará a ausência de um visto de trabalho. No entanto, os italianos alegam ter um ESTA, passaporte provisório para quem se desloca aos EUA a fim de prestar algum serviço sem fins lucrativos. Os concertos dos Soviet Soviet tinham fins promocionais.

Uma queixa muito parecida foi denunciada pelo produtor ELOQ. O dinamarquês queixa-se de ter passado horas "numa sala muito apertada" e a "23 horas na cadeia". 

Um outro relato foi transmitido por Yussef Daye dos Yussef Kamaal. De acordo com a editora Brownswood, à qual a dupla está ligada, o impedimento de entrar nos EUA relaciona-se "com questões de raça e religião". 

O SXSW é uma montra de novas bandas de todo o mundo para a indústria e decorre em Austin, no Texas, até dia 19.