Maior caverna do mundo em risco de ser invadida pelo turismo

Ambientalistas estão preocupados com a invasão de um espaço tão sensível.

A maior caverna do mundo, Hong Son Doong no Vietnam, é um considerado a criança protegida da história natural: A caverna foi descoberta em 1991, entretanto perdeu-se-lhe o rasto, sendo novamente encontrada e explorada pela primeira vez em 2009. Mas menos de uma década depois, os ambientalistas enfrentam uma luta para salvar o lugar da invasão de milhares de turistas e de uma empresa que quer o desenvolvimento de um teleférico nas suas profundezas.

Localizado no Parque Nacional de Phong Nha-Ke Bang, Património Mundial da UNESCO, Son Doong estende-se por mais de 5,5 milhas subterrâneas, atinge alturas de 650 pés e é o lar da sua própria selva, ecossistema e rio.

Apenas uma empresa de turismo tem concessão para se aventurar na caverna, assim como apenas algumas centenas de pessoas são permitidas a visitar o ambiente frágil do interior da caverna anualmente. Mas isto poderá mudar em breve.

O HuffigtonPost RYOT falou com ativistas locais, escavadores e exploradores de cavernas que exploraram Son Doong pela primeira vez, sobre os planos secretos do governo local que quer permitir que se construa um projeto megalómano que inclui um teleférico que poderá atrair diariamente mais de 1.000 pessoas à caverna protegida. Tais ameaças não são novas.

Embora não seja uma preocupação nova, já que o governo já teve medidas semelhantes noutros pontos do Vietnam que agora são consideradas catedrais do turismo, os ambientalistas temem que, se o projeto Son Doong avançar, trará hordas de turistas para um ecossistema protegido pela sua relativa inacessibilidade.

Os ambientalistas temem que, se o projeto Son Doong fosse avançar, traria hordas de turistas para um ecossistema protegido por sua relativa inacessibilidade.

Essas preocupações foram ecoadas pela British Cave Research Association, o grupo que declarou Son Doong o maior de seu tipo e, ao lado do explorador Howard Limbert, liderou a primeira expedição ao local.

Funcionários do governo na província de Quang Binh, onde está localizado Son Doong, disseram à imprensa local que não há planos para apoiar um novo projeto de teleférico.

Em março, HuffPost RYOT filmou um representante da empresa de teleféricos a viajar para a caverna com os funcionários do parque Phong Nha-Ke Bang.