Banco Montepio obrigado a mudar de nome

Banco de Portugal quer que associação mutualista separe a marca da caixa económica.

Os balcões do Montepio deverão passar a ter outra designação nos próximos meses devido a uma imposição do Banco de Portugal. A ideia é separar a marca do banco da Associação Mutualista, que é dona da instituição financeira.

"É um tema que tem de ser estudado porque a marca Montepio tem um grande valor de mercado. É, por outro lado, um dos grandes ativos que permite identificar os clientes com a associação mutualista, casa-mãe e com a caixa económica. Parece mais provável que a adaptação seja feita ao nível da caixa económica", revela o líder do banco, José Félix Morgado, ao Jornal de Negócios

Recorde-se que, a Associação Mutualista Montepio, dona do banco Montepio, apresentou prejuízos de 251 milhões de euros nas contas consolidadas de 2015 e apresenta um buraco nos capitais próprios de 107 milhões de euros.

No entanto, na mesma entrevista, Félix Morgado desvaloriza as dificuldades financeiras da instituição e elenca as medidas que estão a ser tomadas para reforçar a solidez financeira do banco: a transformação em sociedade anónima – cujo único acionista será a associação mutualista; a venda de crédito malparado no valor de mil milhões de euros; a continuação do processo de venda de imóveis e a redução da exposição da instituição ao Finibanco de Angola e ao Banco Terra, de Moçambique.