Investigadores “pesaram” o alimento das aranhas de todo o mundo e o resultado é surpreendente

Aranhas consomem 400 a 800 milhões de toneladas de insetos e parasitas por ano, uma quantidade que ultrapassa o consumo humano de peixe e carne

Já se sabia que eram “boas bocas”, mas agora investigadores especialistas em zoologia decidiram contabilizar a quantidade de presas ingeridas pela população mundial de aranhas e concluem que estes animais matam uma quantidade "astronómica" de insetos à escala global, revela um comunicado das universidades de Basel e Lund, na Suécia. 

Com mais de 45 mil espécies conhecidas e uma concentração que chega a ser, em alguns lugares, de 1000 exemplares por metro quadrado, os investigadores calcularam que a população mundial de aranhas pese qualquer coisa como 25 milhões de toneladas e consuma 400 a 800 milhões de presas todos os anos. Mais de 90% do alimento são insetos e calêmbolos, pequenos parasitas que habitam o solo.

O estudo, publicado na revista científica “The Science of Nature”, assinala que esta quantidade de alimento ultrapassa até o consumo anual de carne e peixe pela população humana, que é estimado pela FAO em 400 milhões de toneladas. As pequenas aranhas, todas as juntas, comerão até mais do que as baleias, que caçam 280 a 500 milhões de toneladas de presas por ano.