Dormidas na hotelaria sobem mais de 12% em janeiro

Ministro da Economia diz que são números “fantásticos” e que “abrem perspetivas muito interessantes para 2017”.

As dormidas na hotelaria aumentaram 12,6% em janeiro, face ao mesmo mês de 2016, principalmente devido aos residentes no estrangeiro, que contribuíram com uma subida de 17,6%. Os números foram avançados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Feitas as contas, a hotelaria registou 984,6 mil hóspedes e 2,4 milhões de dormidas em janeiro de 2017, o que equivale a acréscimos homólogos de 14% e 12,6% (mais 8,1% e 10,6% respetivamente em dezembro de 2016).

As dormidas do mercado interno aumentaram 2,4% (5,1% em dezembro de 2016), e as de mercados externos cresceram, então, 17,6% (14% em dezembro).

Este resultado levou o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a falar em números “fantásticos” e que “abrem perspetivas muito interessantes para 2017”. No entender do governante, está-se a formar um padrão nas estatísticas de “um crescimento muito forte do turismo na época baixa, baseado em novos mercados”.

Caldeira Cabral apontou ainda as 64 novas rotas aéreas em 2016 e a programação para este ano de 51, resultado de um “trabalho muito grande” e que faz com que rotas habituais de verão também se façam no inverno. O ministro acrescentou também que as 64 novas rotas se dividiram entre os vários aeroportos nacionais.

“Há espaço para o crescimento do turismo para todo o país, é isso que queremos: é que os turistas que já visitam Lisboa, o Porto e o Algarve possam visitar também outras partes do território. Descobrir outros aspetos em Portugal, o que já estão a fazer hoje e é isso que também dá mais sustentabilidade a este crescimento no setor”, argumentou.