1Fight. Este é um ginásio que promete dar luta

Vai abrir na Avenida da República, em Lisboa, o primeiro ginásio dedicado às artes marciais e treinos de alta intensidade

“Dentro desta caixa forte vamos fazer um challenge diário, do qual os participantes só saem quando tocarem um sino”, conta Carla Natário. Basta isto para perceber que a coisa vai ser à séria.

A Avenida da República prepara-se para receber o primeiro ginásio inteiramente dedicado à luta e a treinos de alta intensidade e as caixas fortes não surgem aqui por acaso. O espaço onde vai nascer o 1Fight era ocupado por um banco e, na impossibilidade de derrubar algumas barreiras, decidiu aproveitar-se os espaços especiais como sala de treino. São dois mil metros quadrados divididos por salas para aulas de grupo, espaço para treino funcional, ringue de boxe, parede para escalada horizontal e sala de gelo para curar lesões.

“Faltava em Lisboa um espaço como este, totalmente dedicado às artes marciais”, conta a diretora do novo espaço. Aproveitaram esta lacuna de mercado para criar de raiz um ginásio premium dirigido a quem quer aprender ou melhorar técnicas de luta, mas que complementa esses treinos com outras modalidades. “Não temos zumbas nem modalidades Les Mills, comuns a outros ginásios, mas vamos ter tudo o que possa ajudar tornar o treino do atleta o mais completo possível”, explica Carla. Assim, às aulas de kick boxing, boxe, Krav Maga, Muay Thai, MMA, juntam-se as opções de spinning, localizada, abdominais, alongamentos yoga e TRX. É por isso também que este ginásio, ao contrário do habitual, não vai ter dezenas de passadeiras e elípticas e bicicletas. “Mas vamos ter tudo o necessário para um treino mais funcional”, garante a responsável. 

Para acompanhar os quase 500 sócios já inscritos vão estar 35 personal trainners que estão encarregues de fazer uma avaliação inicial, plano de treino individualizado, assim como acompanhamento no ginásio e posteriores reavaliações (gratuitas!).

Com a assinatura “Never Give Up”, este ginásio quer prender as pessoas não por um contrato, mas pela vontade de treinar. “É por isso que não temos fidelização”, explica Carla Natário, “queremos conquistar as pessoas pelas condições oferecidas e pelo sentido de comunidade que esperamos que aconteça, muito à semelhança do que acontece em boxes de crossfit”. Aqui, além de crossfit, há crossfight que, como o nome indica, mistura o crossfit tradicional – que já de tradicional tem pouco – com modalidades de luta.

Com abertura prevista para o final do mês, o ginásio oferece aos sócios fundadores condições especiais: 50% de desconto na inscrição, que passa assim para 24,5 euros. Já as primeirras três mensalidades – as únicas obrigatórias – são de 32,5 euros, para depois passarem para 65 euros, com sistema livretrânsito. Além disso, conta com um kit de boas-vindas formado por um saco de desporto, uma tshirt, um shaker, umas luvas de boxe, luvas de MMA e a pulseira de sócio que, além de servir de senha para entrar no ginásio, vai mudando de cor consoante as avaliações físicas, até chegar ao tão almejado preto, à semelhança do que acontece com os cinturões de judo.