Trump e Merkel reúnem-se esta sexta-feira

Os investimentos diretos da Alemanha nos Estados Unidos ascendem a 224 mil milhões e as empresas alemãs nos Estados Unidos dão emprego a 240 mil americanos.

Está marcado para esta sexta-feira, o encontro entre a chanceler alemã, Angela Merkel e o presidente norte-americano, Donald Trump, em Washington, depois de ter sido adiado na passada terça-feira devido ao nevão que afetou a costa leste dos Estados Unidos

 Este encontro ocorre depois da derrota da extrema-direita holandesa e que já levou Merkel a falar em “resultado pró-europeu".

Para já, a vitória na Holanda do atual primeiro-ministro, Mark Rutte, afasta o perigo de um Nexit – uma eventual versão holandesa do Brexit. Trump tem manifestado em várias ocasiões que o Reino Unido procedeu bem em afastar-se da UE e encorajou outros Estados-membros a fazer o mesmo.

Merkel viaja na companhia de representantes de alguns dos principais grupos empresariais alemães e, segundo fontes governamentais alemãs citadas pela EFE, pretende deixar claro que recusará qualquer tipo de tratamento discriminatório para as empresas do seu país, algo que Trump admitiu a propósito da indústria automóvel.

Berlim considera mesmo que o peso da atividade das suas empresas na economia norte-americana pode ser, pelo contrário, um fator positivo nas relações bilaterais com a administração Trump.

Os investimentos diretos da Alemanha nos Estados Unidos ascendem a 224 mil milhões de euros. As empresas alemãs nos Estados Unidos dão emprego a 240 mil americanos.

O encontro ocorre também em vésperas de cimeiras internacionais importantes – como a da NATO (maio, em Bruxelas) e a do G7 (maio, em Itália) e a do G20 (julho, na Alemanha – as novidades sobre as grandes linhas políticas das organizações internacionais deverão ficar reservados para os encontros propriamente ditos. No entanto, os dois líderes poderão abordar o tema do futuro da NATO, especialmente depois de Trump ter criticado os parceiros europeus da Aliança por não pagaram o que deviam da segurança comum.