PSD quer apoios para desempregados com mais de 45 anos

Sociais-democratas criticam governo por deixar desempregados “sem qualquer apoio financeiro”. 

O PSD apresentou um projecto de resolução, na Assembleia da República, a recomendar ao governo que concretize com urgência um programa para os desempregados de longa duração com mais de 45 anos de idade.

Os sociais-democratas argumentam que a população desempregada com 45 ou mais anos de idade está a aumentar. “Verificamos que entre 2006 e 2016, segundo o INE, esta quase que duplicou, passando de 115 mil para 218 mil desempregados, uma realidade mais grave do que noutras faixas etárias”, diz o diploma.

O PSD propõe “acções específicas de formação profissional” que tenham como objectivo “uma formação prática em contexto de trabalho, desenvolvida em empresas ou instituições da economia social”.

O projecto de resolução defende ainda que “os formandos destas acções de formação profissional possam beneficiar de uma bolsa de formação equivalente a 75% da remuneração mínima mensal garantida, quando não forem beneficiários de protecção no desemprego, além dos apoios sociais próprios da formação profissional”.

O diploma apresentado pelo PSD critica o governo socialista por “não estar a aproveitar em pleno as verbas do Portugal 2020 que estão à disposição do país” e não promover “políticas activas de emprego tais como as de formação profissional necessárias à requalificação dos desempregados de longa duração, designadamente, para os que têm 45 ou mais anos de idade, deixando muitos trabalhadores desempregados sem qualquer apoio financeiro e sem qualquer resposta que facilite o seu reingresso no mercado de trabalho”