Golfe. António Rosado passa qualificação do Sunshine Tour

Proeza única no golfe nacional.

António Rosado assinou esta sexta-feira uma proeza única na história do golfe nacional, ao passar a Escola de Qualificação do Sunshine Tour pelo terceiro ano consecutivo.

O profissional dos Red Skins entregou um quinto e último cartão de 71 pancadas, 1 abaixo do Par, para concluir este autêntico teste de resistência no grupo dos 22º classificados, com 353 pancadas, 7 abaixo do Par. Nos dias anteriores tinha feito voltas de 71, 69, 69 e 73, ou seja, em cinco voltas ao Randpark Golf Club, quatro foram abaixo do Par.

A última volta não começou fácil, porque Tó Rosado estava apenas com 2 pancadas de vantagem em relação ao cut do top-30 (que se apurou para a primeira divisão sul-africana) e logo no buraco 1 sofreu 1 bogey.

Poderia ter-se deixado dominar pelos nervos, mas reagiu bem, com birdies no 3 e no 4, para voltar a dispor de algum conforto. A partir daí preocupou-se em ser consistente, jogou os últimos 14 buracos a Par do campo e apurou-se sem problemas para a temporada de 2017/2018, uma vez que o cut do top-30 fixou-se em -5.

«Foram cinco dias difíceis. Nos três primeiros joguei bem. O quarto foi um desastre… acho que só acertei 3 greens em regulação e 1 pancada acima do Par foi um grande resultado pela maneira como bati na bola. Já hoje joguei bastante bem, acertei 17 greens em regulação e o único que falhei foi no primeiro buraco e só porque fiquei encostado a uma árvore e tive de jogar para trás. O meu resultado só não foi melhor porque o putt não queria entrar», analisou Tó Rosado ao Gabinete de Imprensa da FPG.