FMI apela à cooperação global

Ministros das Finanças do G20 reuniram-se neste sábado na Alemanha.

Christine Lagarde sublinhou no final do encontro de ministros das Finanças do G20, que decorreu este sábado na Alemanha, que é necessário promover a cooperação global para garantir a manutenção do ritmo de crescimento económico atual.

“O nosso encontro mostrou mais uma vez que o G20 desempenha uma plataforma crucial para que as maiores economias trabalhem em conjunto dentro de uma rede de trabalho estabelecida”, afirmou num comunicado a diretora-geral do FMI. “Reunimo-nos numa altura em que o crescimento está a ganhar ‘momentum’ em todo o mundo e existem sinais de que a economia mundial atingiu um ponto de viragem, apesar da manutenção das incertezas.”

Lagarde acrescentou ainda que “políticas monetárias, orçamentais e estruturais fortes são mais importantes do que nunca devido ao que vem a seguir” e que “a cooperação global e a escolha de políticas certas podem ajudar a alcançar um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo, enquanto as erradas podem colocar um ponto final no atual ritmo de crescimento”.

Já Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económicos, afirmou que foi uma reunião “complicada”, embora não tenha havido recuos. “Esta não foi a melhor reunião que tivemos, mas temos evitado qualquer retrocesso e ainda há margem para uma melhoria da cooperação”.