Paulo Pedroso: “Há sectores nas magistraturas que têm um problema com a liberdade”.

Paulo Pedroso acusa Ministério Público de ter “um problema com os direitos, liberdades e garantias”

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso afirma que "há sectores nas magistraturas portuguesas que têm um problema geral com a liberdade".

Numa altura em que o caso Sócrates volta a gerar polémica, devido ao adiamento do prazo para a acusação, Paulo Pedroso escreve, nas redes sociais, que "quem se deixar cegar pelo que pensa de cada caso concreto nunca chegará à raiz da questão: falta cultura democrática na justiça e sobram os abusos onde devia imperar a mais rigorosa defesa dos direitos, liberdades e garantias".

O ex-ministro de António Guterres lembra que percebeu "a dimensão do problema há mais de uma década" – referindo-se ao caso Casa Pia – e alerta que "uma democracia que tem um Ministério Público que tem um problema com os direitos, liberdades e garantias corre sérios riscos".

Paulo Pedroso esteve preso preventivamente durante mais de quatro meses, em 2003, mas foi ilibado na fase de instrução. Pedroso teve uma ascensão rápida no PS e era uma das figuras em que o partido apostava para o futuro. Acabou, porém, na sequência do caso casa Pia, por deixar a política activa.

Pedroso disse, numa entrevista à revista Visão, em 2014, que deixou de sentir que a sua participação na vida política possa ser "uma mais-valia para o Partido Socialista"