Há duas bibliotecas portuguesas entre as mais bonitas do mundo

Lista foi elaborada pelo The Telegraph

O The Telegraph elaborou uma lista com as bibliotecas mais bonitas do mundo e Portugal ficou ao lado de espaços espetaculas na China, na Coreia do Sul e na Alemanha.

Depois de Portugal estar em listas como sendo um dos destinos a visitar em 2017 e todas as distinções que teve, agora é altura de destacar as bibliotecas.

De acordo com o jornal britânico, a biblioteca Joanina, na universidade de Coimbra e a biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, em Mafra, são duas das 16 bibliotecas mais bonitas do mundo.

A biblioteca Joanina, cuja história remonta a 1717, é considerada uma das bibliotecas barrocas mais originais da Europa, a obra ficou a cargo de João Carvalho Ferreira e no seu interior, o pintor António Simões Ribeiro executou os frescos dos tetos e o dourador Manuel da Silva tratou de forrar as estantes a folha de ouro.

A biblioteca é composta por três pisos, o Piso Nobre, o Intermédio e a Prisão Académica, que recebeu este nome porque de 1773 até 1834 foi o local de clausura dos estudantes.

Já a biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é feita com chão de mármore rosa, cinzento e branco, estantes em estilo de rococó, livros com encadernações em couro gravadas a ouro. Esta pertence ao palácio mandado construir em 1717 por D. João V. e tem 88 metros de comprimento e uma planta em cruz.

A entrada na biblioteca é gratuita e acontece em todos os dias úteis das 9h30 às 13h30 e das 14 às 16 horas.