Deutsche Bank avança com aumento de capital a partir de terça-feira

A instituição financeira pondera ainda vender operações de retalho em mercados europeus como Espanha e na Índia.

O Deutsche Bank, o maior banco alemão vai levar a cabo um aumento de capital no valor de oito mil milhões. A operação arranca esta terça-feira com a emissão de 687,5 milhões de novas ações com o valor unitário de 11,65 euros. Esta estratégia tem como objetivo melhorar a sua situação financeira depois de dois anos consecutivos de prejuízos e sustentar o crescimento que permita à instituição regressar a lucros já este ano.

Os atuais acionistas por cada duas ações que detenham passam a ter a opção de comprar um dos novos títulos associados a este  aumento de capital. Os novos títulos darão direito a dividendo, tal como os anteriores.

A operação vai prolongar-se por duas semanas, com os direitos de subscrição a negociarem até 4 de abril. Feitas as contas, trata-se do o quarto reforço de capital nos últimos sete anos da instituição financeira.

A operação será levada a cabo por um sindicato de 30 bancos, incluindo o Credit Suisse, o Barclays, o Goldman Sachs, o BNP Paribas ou o Morgan Stanley, que venderão as ações na Alemanha, Reino Unido e EUA.

A par da emissão dos novos títulos, a instituição financeira prepara-se para alienar uma posição minoritária no seu negócio de gestão de ativos – que gere 774 mil milhões de euros – através de uma oferta pública inicial (IPO na sigla em inglês) ao longo dos próximos dois anos, permitindo encaixar pelo menos mais dois mil milhões de euros.

No entanto, o Postbank (banco postal), um ativo que chegou a ser a ser ponderado para alienar irá ficar na esfera do Deutsche Bank, estando prevista a sua fusão com a unidade de clientes comerciais e banca privada do banco alemão.

A instituição financeira pondera ainda vender operações de retalho em mercados europeus como Espanha e na Índia.