Governo afasta excesso de turismo

Reposição dos feriados e fins-de-semana prolongados vieram ajudar o turismo interno.

Para o governo não há excesso de turismo em Portugal. A garantia é dada por Ana Mendes Godinho, em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF.

“Em 2016, o turismo interno teve uma recuperação muito grande face aos anos anteriores, destacou a secretária de Estado do Turismo, apontando para um crescimento de 7% no turismo interno. “E isso já reflete dois tipos, penso eu, de indicadores: o aumento de rendimento por parte dos portugueses e, portanto, alguma margem para poderem gastar mais nas férias que fazem em Portugal; mas também muito associado, precisamente, à reposição dos feriados e a alguns fins de semana prolongados, muitos deles que aconteceram na dita época baixa, mas que permitiu, de alguma forma, ocupar mais também a hotelaria nessas alturas”.

A governante não mostra preocupação com um eventual excesso de oferta, tendo em conta que Portugal terá beneficiado de condições difíceis vividas atualmente noutros países. E lembra que a “oferta instalada, neste momento, tem cerca de 52% de taxa de ocupação”. “Temos muito para crescer”, salienta.

Para a responsável, agora é preciso “fidelizar as pessoas que vêm para cá e conquistar novos mercados”. A aposta passa sobretudo por mostrar “aquilo que as pessoas ainda não conhecem”, uma vez que já “não é preciso fazer esforço” para vender sol e praia.